Toxina Botulínica

O tratamento com a toxina botulínica não é limitado somente a fins de estética, mas sim aplicamos seus benefícios em algumas doenças neurológicas, principalmente nas que envolvem os distúrbios do movimento, espasticidade e dor.

Alguns distúrbios dos movimentos como as distonias que são oriundos da co-contração de músculos agonistas e antagonistas levando a posturas anormais de um ou mais segmentos do corpo podem se beneficiar da aplicação da toxina botulínica para alívio dos sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Por exemplo, na distonia cervical (“torcicolo espasmódico”) o indivíduo tem um desvio do pescoço para um dos lados associado à contratura muscular mantida, muitas vezes dolorosa. Ou a que envolve a musculatura em torno dos olhos, a distonia ocular (blefaroespasmo).

O espasmo hemifacial, por sua vez, caracteriza-se por contrações musculares também involuntárias de uma metade do rosto (hemi-face) em um território muscular que recebe a inervação do nervo facial.
A espasticidade que se caracteriza pelo aumento do tônus muscular pode ocorrer secundária a sequela de Acidentes Vasculares Cerebrais, doenças desmielinizantes e traumatismos cranianos e raquimedulares. A toxina botulínica também ajuda nesses casos a relaxar a musculatura, aliviando os sintomas desagradáveis como dor e rigidez.

Também podemos indicar a toxina botulínica no tratamento preventivo de enxaquecas crônicas e refratárias a tratamento oral.

Existem diversas medicações orais e injetáveis disponíveis para o tratamento da Enxaqueca, no entanto mesmo com essas opções, alguns individuos ainda persistem com dor. Nestes casos, a toxina botulínica parece ter um papel importante como terapia preventiva, diminuindo a frequência e a intensidade de futuras crises.

diagnóstico preciso, tratamento eficaz